segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Artigo de Opinião


Estas palavras são dedicadas a jogadores de classe EXTRA!

Todos temos consciência que trabalhamos num clube histórico na modalidade e que quer se queira ou não, obriga-nos a um acréscimo de responsabilidade.
Infelizmente o clube nos dias de hoje, não nos proporciona as infra-estruturas necessárias que julgo todos nós merecíamos, estamos a cada ano que passa a perder o comboio da evolução, vem isto a propósito da nossa participação nas competições de Hóquei de Sala, por muito que nos custe aceitar, partimos para essas provas em manifesta desigualdade, se não vejamos, quantos treinos em pavilhão são realizados pelos clubes participantes nessas competições, certamente não precisam de números exactos, o CF Benfica não faz um único treino, explico-me melhor, os nossos treinos são a competição “jogos”. O Indoor é a antítese do onze, são necessárias especificidades muito próprias só adquiridas com muito treino, rapidez de movimentos, ritmos de jogo, rapidez de raciocínio, treino técnico diferente, treino táctico diferente e pasme-se “tabelas” que são o jogador invisível. Parece fácil mas será que alguém me responde a uma pergunta que de tão simples até se torna chata mas aqui vai: O que podem valer jogadores e só que para sirva de exemplo alguns nomes, Tiago Costa, André marques, João Franco, Ricardo Fernandes, Gustavo Ribeiro, Bruno Mesquita, Chano, Rui Benfeitas, Carlos Mesquita, João Nuno, Tiago Ganso, Fernando Cunha, Tiago Nobre, Tiago Pereira, entre outros e alguém me escapará, daqui por 5 anos? Eu não tenho dúvidas que serão candidatos a ganhar e ganhar muito, isto se as estruturas melhorassem, porque também a sua maturidade será outra e os erros cometidos serão melhores. Analisando a nossa participação e não falo só da Fase Final direi que todos foram gigantes, todos sem excepção foram verdadeiros “Guerreiros”, interiorizaram um estado de alma muito positivo, o que faz do nosso grupo uma mistura de emoções onde a proximidade de todos é a nossa 1ª arma. Não posso deixar de referir que o momento conturbado do Hóquei Nacional deixa-me deveras preocupado, mas na minha opinião, só há uma maneira para sairmos do buraco. Árbitros de qualidade! Venham eles de onde vierem e que não estejam coagidos por estados de espírito em que o medo impera, se houver qualidade e não houver má fé, são as equipas que resolvem, mas na nossa modalidade há tão poucos com qualidade e que ainda por cima apitam quando querem e onde querem, jamais se devia permitir tal situação, só por motivos de força maior um C. de Arbitragem pode permitir a ausência dos melhores, quem se recusa a arbitrar perante determinados climas de efervescência só se recusaria uma vez, porque quem o faz não tem condições para ser árbitro, porque se não estamos a aceitar de animo leve que na realidade existem lobies poderosos que fazem e desfazem vencedores, è isto que se deseja para a modalidade ? Não sempre Não,!
Queremos evolução de mentalidades, queremos bons vencedores que se imponham pela sua qualidade e não por outros factores que todos vemos, mas que ninguém que por o dedo na ferida.
Precisamos de árbitros íntegros com qualidade, de um C.A. e de um C.D. que siga as linhas traçadas por Pierre Coubertin . Se algum dia isso vier a acontecer certamente o nosso Hóquei irá crescer.
Relativamente ao Conselho de Disciplina, apetece-me perguntar se as penalizações têm dois pesos e duas medidas, senão vejamos, todos sabemos a conduta e o ultrapassar de tudo o que é ética desportiva de algumas pessoas dos mais variados clubes (entre os quais o nosso), no entanto souberam ser cruéis e despidos de qualquer sentimento a quando da penalização do atleta Nuno Peixoto, e não me venham dizer que são instruções do CNAD, alguma vez um atleta de qualquer Federação apanhou dois anos por controlo anti-doping positivo, sei bem que o atleta prevaricou, mas quem ao longo da vida não teve uma noite de desvario? Atire a 1ª pedra quem não o fez! Ainda para mais numa modalidade tão rica no número de atletas em quantidade e qualidade. Saberão os decisores que Nuno Peixoto, nunca em tempo algum tinha sido castigado por tais motivos, não sendo portanto reincidente, sabiam que o Nuno Peixoto está no Top-10 dos jogadores Nacionais, sabiam que as realidades sociais de cada um de nós influenciam os nossos comportamentos, sabiam que o Nuno Peixoto é um atleta várias vezes internacional, para todos os atletas há atenuantes, veja-se os casos de outras modalidades e como exemplo o capitão do SL Benfica da sua equipa de basquete António Tavares, que ainda não foi castigado, mas que todos e muito bem querem defender o homem e o atleta, se nunca fomos exemplo para ninguém, porquê agora? Não tenho dúvidas que se o Nuno Peixoto outras cores vestisse e sendo o atleta que é logo se encontrariam atenuantes, mas não, crucificou-se um jogador de Selecção de muitíssima categoria ao ponto de ser questionável se Ele algum dia voltará! É por esta e por outras tantas é que batemos bem no fundo.
Para finalizar uma palavra para “Os bravos do plutão”, vem aí o ONZE, voltemos à luta e ao trabalho e vamos nós procurar ser um bom exemplo do hóquei português. Parabéns pela vossa atitude, coragem e também pela classe que demonstram a cada momento.
Um muito obrigado a todos os membros da nossa secção de hóquei pela sua entrega e capacidade de gestão.

PS. Aproveito este espaço para informar que retomamos os treinos no dia 19 (descansamos uma semana para recarregar baterias )

Vitor Vaz (vitormvaz@sapo.pt, vitormmoreira59vaz@hotmail.com)

6 comentários:

Anónimo disse...

Por esta e por outras este Senhor é indispensavel ao Hoquei nacional e acima de tudo ao Clube Futebol Benfica.

Anónimo disse...

É Verdade, o Clube Futebol Benfica nunca seria o mesmo sem ele, e foi por causa dele e desta direcçao que o Hoquei se levantou no nosso clube e por causa deles que ainda temos o Hoquei no nosso Clube...

Muito obrigado!

Tiago Costa Aka Txi-Txi 21

Anónimo disse...

So queria dizer que o caso do doping não é algo contra o Fófó. Ha pelo menos um jogador do Ramaldense, o Rui Ferreira, igualmente suspenso e jogadores de outras equipas também já o foram. O Lousada teve um suspenso por fumar umas ganzas e o Vitor Valinhas tambem foi suspenso por muito tempo apenas por tomar um medicamento necessario para a sua saude...e ele sempre foi um jogador muito correcto e tambem internacional, para nao falar que ja tinha prai 41 anos quando foi suspenso...

Anónimo disse...

Vitor,
Mais do que te dar os parabéns queria desejar que mantenhas a ilusão e o entusiasmo necessários para continuares a obra. O mais difícil, os alicerces, estão feitos.
Um abraço,
Mário Almeida

Anónimo disse...

Vitor

Subscrevo as tuas palavras, quando vieres à Andrade Corvo estás convidado para um Café.
Pagas tu.

Sidónio

Anónimo disse...

victor e um prazer ter-te como trinador parabens pelo que tens feito pelo hoquei tu e todos os dirigentes do fofo e treinadores adjuntos ainda tens muito trabalho pela frente mas tu comsegues sei te tens muita paciencia mas vais ter lucros a curto prazo obrigado por seres meu treinador um abraço deste avançado que so te da chatices DIOGO SEQUEIRA N9