sexta-feira, setembro 09, 2005

C.F.B

Tiago Costa
Entrevista com: Sr. Victor Vaz (Treinador Clube Futebol Benfica)

O que achou da ultima época do nosso clube?

- Em termos globais ficou abaixo das minhas expectativas, não melhorámos as estruturas de treino (falta de pavilhão), o desempenho dos atletas na sua generalidade foi negativo, faltou maior consciência para que todos os agentes envolvidos sintam que tem que se entregar muitíssimo mais e isso reflectiu-se na falta de êxitos desportivos tanto na formação como na 1ª categoria.

Concorda com as modificações efectuadas pela federação ao nível dos escalões? Sim ou não e porque?

-Concordo totalmente, isso vai permitir que a evolução dos atletas seja mais lenta mas simultaneamente mais segura, o Mini-Hoquei será sem duvida (pelo menos assim espero) a bomba que a modalidade precisava para captar mais miúdos, os sub-19 vão também sem qualquer duvida dar passos seguríssimos para que a transição para os seniores seja progressiva e pouco dolorosa.

Que perspectivas tem para a época que se avizinha?

-Como coordenador técnico do hóquei do C.F.B as minhas perspectivas são sempre as mais altas, haja atitude, disciplina e que todos desde atletas, treinadores e dirigentes saibam o que têm a fazer e seremos certamente bem sucedidos.

Objectivos seniores?

-Nesta época, quero sem margem para dúvida que os nossos seniores se imponham, como a melhor equipa do sul e que não haja margem para dúvidas que seremos arrogantes, seremos melhores porque para isso vamos trabalhar e a nível nacional se trabalharmos como pretendo muita boa gente será surpreendida.

Objectivos juniores?

- Ser apenas e só a melhor equipa portuguesa!
Alguém terá duvidas? (só se os nossos meninos não quiserem)
Tanto a nível regional como nacional só admito um verbo: Ganhar! Ganhar! Ganhar!

Na sua opinião a que se deve a supremacia das equipas do norte ao longo dos últimos anos?

-O hóquei no sul estagnou, apenas e só porque parece que todas as pessoas deixaram que hóquei batesse no fundo. Se ganharmos na formação tantos títulos nacionais, assim devia continuar nos seniores, tão simples quanto isso, o norte trabalha mais, têm outra atitude e maiores factores de união, resume-se a trabalho a diferença entre uns e outros, ai as equipas do norte tem uma rivalidade por vezes doentia em relação as equipas do sul e esta realidade passa-se em todas as modalidades! Será que o norte tem melhores atletas? Objectivamente não, apenas ate hoje têm tido muito mais garra e atitude e isso traduz-se em títulos, mas queremos dar a volta a isto ou não queremos? Por exemplo, se eles levantarem 100 kilos, nós temos que levantar 110, se eles forem agressivos a 100% nos temos de ser a 110% e não há que ter medos, percebam isso duma vez por todas!

Como reagiu à chamada de 3 jogadores da nossa equipa (que já jogam na equipa sénior) para o europeu de sub-18?

- Que posso eu sentir e todos os treinadores que acompanharam esses atletas tantos anos? Orgulho, peito cheio, vaidade mas também perfeitamente consciente que é o inicio da escalada de uma montanha, mas também alguma tristeza pois sei bem que só não tivemos mais jogadores nesse europeu porque infelizmente alguns atletas não tiveram atitude.

Apesar de vários jogadores da nossa equipa terem sido chamados aos treinos da zona sul da selecção A, o que acha que faltou para pelos menos um deles estar presente no europeu da categoria?

- Na selecção A não está ninguém porque sol a está quem pensar como um verdadeiro profissional. É preciso muito esforço, muita devoção, muita entrega, quem esteve disposto a faze-lo? Tivemos 7 atletas a ser observados.

Acha que o Sr. Ciancia veio modificar algo no hóquei em Portugal?

-Se alguém duvida disso ou é inconsciente ou esta a mais no hóquei, homens como o Luís Ciancia são de outra galáxia no mundo do hóquei, técnicos como ele por mim serão sempre bem vindos, há que ser humilde, não passamos de “formigas” ao pé de um “elefante” do hóquei, venham muitos como ele.

Acha que o hóquei em campo em Portugal tem futuro?

-Acredito mesmo no futuro do hóquei, porque acredito nesta federação assim como acredito na nossa associação, para mim “É Agora ou Nunca!"

O que acha que o hóquei em geral poderia fazer para:
Em 1º lugar chamar a atenção do povo português e em segundo lugar incentivar os jovens a pratica-lo?

- 1º Conseguir que os média façam cobertura sobre as competições da modalidade, para que isso aconteça teremos que nós próprios mudar a imagem que a modalidade tem actualmente. Mais praticantes implica novos clubes, seria muito bom que os chamados grandes voltassem a modalidade. As competições nacionais terão que ser muito mais competitivas para que os média lhes prestem atenção. Conseguir bons resultados a nível das selecções será um passo fundamental.

2º Não é difícil cativar os jovens, mas os jovens de hoje para que se interessem pela modalidade e não desistam, precisam de condições optimizadas de treino e muito mais competição para que não haja buracos de calendário muito alargados, pois caso contrário os jovens destas gerações tem outros aliciantes e facilmente deixam de se interessar.
Os meus agradecimentos ao nosso treinador Sr. Victor Vaz por se ter disponibilizado para esta entrevista.

4 comentários:

Anónimo disse...

Meus amigos,este ano seremos CAMPEOES:Regionais e Nacionais...pelo - no escalao Juvenil e Junior...Bora lá Fófó.

By: Gonçalo

Anónimo disse...

Concordo com o que o Sr.Victor disse ao longo de toda a entrevista...
Acho também que a arrogância a que se refere para a própria equipa devia fazer parte do espírito de cada equipa em quantidade q.b. de modo a criar aquela competição saudavel entre clubes de norte a sul e não doentia...

Em relação aos que amam a modalidade tanto quanto eu:
-Trabalho, dedicação, disciplina, garra, atitude...etc...
É grande parte das coisas que os nossos treinadores nos pedem...porque não concretizar??
Vão dando cada dia mais e mais e quando acharem que já deram tudo procurem bem e vão encontrar mais pra dar...Mas já todos devem saber disto...assim sendo...

Lutem por vocês...pela vossa equipa...e...pelo HÓQUEI...

Boa Sorte a todos!!!

Anónimo disse...

Gostei da entrevista do nosso treinador. Esse espirito de vitoria faz falta no nosso clube. Temos é de pôr em práctica nos treinos e nos jogos. E na minha opinião a aposta tem de ser no pessoal que aparece aos treinos, nem que sejam mais limitados tecnicamente. A selecção A está a ser um bom exemplo disso. Força fó-fó. Rogério Ramos

Anónimo disse...

A entrevista está bem feita, com as perguntas certas e agora só precisamos é de mostrar o nosso valor, k por sinal é mt grande!Seremos campiões regionais e nacionais do escalao de juniores!Basta dizer k temos o txitxi em campo para k o jogo esteja ganho.Força FÓ-FÓ
By:Chano