quinta-feira, maio 08, 2008

"Stikada Bloguista"

Muito triste a situação em que o nosso hóquei se encontra, parece que a nossa modalidade não se cansa de bater no fundo.
Temos sempre um inicio de época com equipas a abandonar o hóquei , todos os anos em vez de termos mais participantes temos menos ainda!
Para ajudar a esta situação por esta ou aquela razão quase todos os fins de semana existem picardias entre equipas ou entre equipas e árbitros...onde vamos parar assim?
Depois de vários desacatos a federação decidiu suspender o campeonato mas não disse mais nada, a meu ver era sua obrigação nem que fosse pela famosa “Sticada presidencial” dizer alguma coisa aos praticantes de Hóquei que realmente estão cá por gostar disto, visto terem ficado sem competição de um momento para o outro, não quero dizer com isto que não concorde com a paragem no campeonato porque realmente devem parar para pensar o que realmente querem para o futuro desta modalidade, porque mais cedo ou mais tarde esta caminha para o seu fim!
Para o nosso clube o pior desta situação é que não tem sido um ano nada positivo e se muitos já andavam “fartos” com o que tem acontecido agora com esta paragem a motivação para o resto da época é....Pouca ou...Nenhuma!
Só tenho de louvar a paciência e dedicação da nossa secção (Sr. Vasco Fernandes, Sr. Sidonio, Sr. Carlos) que neste ano que tem sido muito difícil, conseguiu formar uma equipa de juvenis que vão este fim de semana disputar o campeonato nacional da categoria e em iniciados apesar de quase não existirem treinos e os resultados não terem sido nada positivos conseguiu manter a equipa ate ao fim.
Nos seniores têm tentado manter todo o grupo junto e motivado apesar das diversas adversidades.
Peço para que ninguém abandone o barco, pensando já na próxima época caso se venha a realizar (?), principalmente o pessoal mais velho, visto que servem de exemplo para nós mais novos, temos uma equipa muito jovem e para o ano com mais um ou outro jogador que suba dos juvenis, precisamos de vocês para nos orientar e para nos passarem a vossa experiência!
Este ano já tivemos uma grande baixa que foi o Diogo Sequeira (para mim sem duvida o melhor avançado de Portugal) e viram a falta que fez!
É com imenso orgulho que estou numa equipa repleta de talento e com jogadores de enorme categoria como o caso dos mais velhos, Rogério Teixeira (um exemplo para todos que com 45 anos joga como se tivesse 18) Rogério Ramos, Pélé, Miguel Dias, Pedro Sousa e Rui Graça que apesar de castigado tem ajudado imenso tentado transferir toda a sua experiência agora através da equipa técnica, mas para o ano já contamos contigo dentro de campo!
Para juntar a estes jogadores temos os jovens talentos como Ex: Ricardo Fernandes, Bruno Mesquita , João Nuno, Tiago Nobre, Chano, Gustavo Ribeiro ou João Franco (Tambem estamos a tua espera) e num futuro próximo, Tiago Arnauth, Tiago Abreu, Tiago Passaro, Tiago Alexandre, José Carlos, André Gonçalves...
Temos de falar no nosso treinar Vitor Vaz que será sem duvida a única pessoa que consigo ver a frente do nosso clube, disponibilizando se para tudo e tentando sempre arranjar maneira de motivar os jogadores, uma palavra de agradecimento pela sua dedicação e amor a modalidade e ao clube.
No fundo todos somos precisos os mais velhos, pelo seu hóquei e experiência e os mais novos pela irreverência e talento ajudando assim a manter o hóquei no nosso clube vivo!

Sem mais me despeço,

Ficamos a espera de novidades!

Tiago Costa#21

4 comentários:

Unknown disse...

Apesar de estar afastado a algum tempo, devido ao castigo,o que me levou a dedicar a outras actividades,n deixo de tentar acompanhar o clube e a modalidade,vindo sp que possivel ver o blog e falando com colegas meus.É com muita pena minha que recebi a noticia da paragem do campeonato,esta situação ja se arrasta a demasiado tempo,e ja houve tempo para se pensar numa solucao sem implicar a paragem do campeonato.Os jogadores,dirigentes e treinadores dos clubes não merecem,sao eles quem no fundo dao o litro durante toda a epoca desportiva,que fazem grandes esforcos para terem condicoes financeiras para as viagens entre outras coisas,e o que recebem em troca?A paragem do campeonato.Não está correcto,tal como não está correcto haver agressoes aos arbitros,mas o que se pode esperar quando temos arbitros extremamente incompetentes não só ao nivel tecnico mas principalmente ao nivel psicologico,a forma arrogante e provocatoria como alguns arbitros tratam os jogadores em campo?A atitude da federacao ao atacar os clubes com multas,suspensoes entre outras,n me parece a mais justa e mt menos a mais correcta,claro que as agressoes devem ser penalizadas,claro que o incumprimento dos regulamentos deve ser penalizado,mas n sao so os clubes que n cumprem regulamentos,ha outros a n cumprir com os seus deveres,e o que lhes acontece?NADA,pk?Não sei.Gostava de ter uma explicação.Eu falo do que vi acontecer enquanto não estava afastado,mas pelo que me têm contado parece que continua tudo na mesma,talvez a solução devesse passar por uma renovaçao dos membros da federacao,e todos os seus organismos,mas uma mudança para pessoas de dentro do hoquei,dirigentes,treinadores,ex-jogadores,pessoas que amam o hoquei e que sabem o que as pessoas de dentro do hoquei pretendem e merecem,n pessoas de fora que talvez nunca tenham visto um jogo de hoquei em campo e pensem que se joga com um disco e em cima de patins.Para os meus colegas,parabens pelo vosso esforco e apesar de nem tudo estar a correr bem este ano,melhores dias virao e nessa altura poderemos todos dizer,fomos corajosos e enfrentamos as adversidades para hoje estarmos aqui a usufruir de dias melhores.

SN disse...

São palavras e acções de pessoas como o Tiago Costa, e não só, que nos dão força para continuar, de qualquer forma temos de parar para pensar e ver em primeiro lugar qual o significado da palavra DESPORTO, para mim significa em primeiro lugar que é um espaço para uma sã camaradagem e um prazer, um prazer de arranjar amigos, assim como uma saudável ocupação de tempos livres.
O que se verifica é que por vezes, as pessoas querem ganhar a todo o custo, e não olham aos meios para atingir os fins, o que se passou, no Viso - Lousada, para quem assistiu, foi algo de surreal, ultrapassou vários limites, apesar de os castigo aplicados não fazerem transparecer, mas não se pense que os problemas só aconteceram neste jogo, eles são iguais ou parecidos em quase todos os jogos.
Temos de nos capacitar, que "Manda quem pode , obedece quem deve", mesmo que não se concorde, ninguém anda cá por obrigação.
Não vivemos nas República das Bananas, há que respeitar quem manda, são eles os árbitros, os dirigentes, os policias os treinadores, os professores e outros mais, não temos obrigatóriamente de com eles concordar, mas discordando devemos fazê-lo de uma forma civilizada e adulta.(evidentemente que também eles têm de se dar ao respeito).
Quem não cumprir estas Regras deve ser fortemente penalizado, e se possível posto definitivamente fora do nosso convívio.

Tem hoje lugar uma reunião na FPH á qual infelizmente não vamos poder comparecer, esperamos que algo de positivo para a modalidade possa sair dessa reunião, se for necessário que a época tenha chegado ao fim que assim seja, pois na realidade reconheço que não existem muitas condições para que ela continue.

Quanto aos Juvenis Boa Sorte para este fim de semana e desejo que o campeonato decorra de uma forma Saudável e disciplinada para mostrar que a modalidade pode ter futuro se todos nós quiser-mos.
Se conseguirmos ganhar , óptimo, mas se tal não for possível que pelo menos saibamos dignificar e saudar o vencedor.

Um abraço

Sidónio Nobre

ArtVideo Clube disse...

Há muito que não comentava no blog principalmente por andar desencantado com esta modalidade onde cresci, á qual me dediquei durante 20 anos, mas onde hoje não me revejo e em quase nada me motiva, tirando o convivio com os meus colegas, treinadores e dirigentes. Mas a motivação de um jogador na modalidade não pode ser só essa. Um jogador tem de ter orgulho na modalidade que pratica, na sua organização, na sua competitividade. E o que tenho visto ao longo destes anos? Algumas das poucas equipas, e algumas históricas na modalidade a acabar, jogadores a agredir árbitros, árbitros sem nível para apitar um campeonato de infantis a apitar seniores, campeonatos de seniores a parar para se fazerem torneios de miudos, paragens de quase 3 meses sem competição, clubes e jogadores com guerrinhas que em nada os dignificam (somos tão poucos e não conseguimos conviver de uma maneira saudável, que vergonha!), e outras situações anormais que sinceramente só vejo no hóquei em campo. E com este quadro negro resta saber o que vamos fazer. Na minha opinião esta modalidade precisa de uma restruturação completa, e que passa pela formação. Nunca percebi porque é que a federação gastou tanto dinheiro nas selecções nestes últimos anos qdo estava a ver Portugal ficar sem equipas, tanto de séniores como de formação. É preciso começar do zero (que é practicamente onde estamos), e pegar nas pessoas que se interessam pela modalidade e incentiva-las a criar equipas de hóquei nas suas freguesias, nas suas localidades, nos seus clubes ou nas escolas. E chegar ao fim-de-semana encher os campos do viso, fo-fo, Est. Nacional, Lousada, Casa Pia, e Lamas com miudos. Ao mm tempo dar formação a árbitros, incentivá-los, fazendo-os sentir bem na modalidade, e mostrar-mos a todos que o hóquei é uma modalidade séria, espectacular, onde uma criança pode crescer saudável, onde pode aprender valores como o companheirismo, responsabilidade, esforço para alcançar algo, valores que o vão acompanhar ao longo da vida. Isto pode parecer um pouco utópico, sinceramente não acho, penso só que é uma questão de canalizar os poucos recursos tanto humanos como financeiros que existem para a formação e daqui a 10 anos os resultados apareceriam. Em termos de séniores com equipas que se valem da pressão e agressões para alcançar objectivos, com árbitros sem o minimo nível, acho que se calhar e mm melhor parar, ou então ir fazendo uns amigáveis.

Rogério Ramos

Unknown disse...

Realizou-se ontem, 8 de Maio, uma reunião na sede da FPH promovida pela Direcção da FPH que contou
com as presenças dos seguintes Clubes: AA Espinho, CFU Lamas, GD Viso e Ramaldense FC. Estiveram também presentes o Conselho de Arbitragem da FPH e a Associação de Hóquei do Porto.
Na reunião foram debatidas as questões que levaram à paragem do Campeonato, tendo os Clubes manifestado
unanimemente que desejam a conclusão do Campeonato, com o comprometimento de reforçarem as
medidas e procedimentos para salvaguarda dos agentes desportivos participantes nos encontros.
Neste sentido, foi proposta uma calendarização das jornadas em falta, que deverá ser analisada e rectificada sob a coordenação do director da FPH João Baptista.

Perante isto, "A montanha pariu um rato".

Interessante, interrompeu-se o Campeonato, para tudo ficar na mesma, perante isto só digo:

Volta "Armário " estás perdoado.

Venham as próximas vitimas.