sábado, janeiro 07, 2006

JOANA GONÇALVES IMPÕE-SE EM SOLO INGLÊS

TM

A atleta internacional, Joana Gonçalves, foi a primeira atleta feminina a emigrar para o hóquei estrangeiro, no seu caso para Inglaterra. A jogadora, que em Portugal defendeu as cores do Futebol Benfica, Cruz de Pau e Cascais, deslocou-se em Setembro de 2005 para o Reino Unido, por motivos académicos, “Ao escolher a Universidade, procurei uma que aliasse a boa formação com uma boa equipa de hóquei. Por isso estou na Brunel University, no curso de Ciência do Desporto, na vertente de treino, refere a atleta ao ND.Para a atleta, estudar e jogar pela equipa da sua universidade não é tão complicado como seria em Portugal. “Consegui conciliar os estudos com o hóquei porque os alunos de desporto não têm aulas às quartas-feiras para disputarem os diversos campeonatos”, adianta Joana Gonçalves, esclarecendo que teve uma boa adaptação: “Integrei-me muito bem na equipa. Tive a oportunidade de conhecer jogadoras vindas de diferentes sítios do país. Foi uma experiência fantástica. A somar a isso, grande parte das minhas companheiras também frequentam o meu curso. Isso permite um melhor relacionamento entre todas, nos aspectos académicos e desportivos”.
A experiência que a jogadora está a viver leva a uma visão diferente do panorama nacional: “A maior diferença é a projecção que o hóquei tem num país como Inglaterra. Toda a população conhece a modalidade e existe um clube em quase todas as localidades. Reparo também numa mentalidade e atitude muito competitiva, seja numa equipa amadora ou de topo, o que é fácil de explicar pelo elevado número de atletas que existe”.Antevendo muitas dificuldades devido ao elevado nível das atletas e à competitividade mesmo dentro da equipa, a jogadora foi ganhando o seu espaço até conseguir afirmar-se: “Até o momento, a minha experiência está a ser muito positiva. Inicialmente encontrei algumas dificuldades visto que em Inglaterra apostam muito mais no hóquei em campo, enquanto se verifica o oposto em Portugal. Mesmo assim, ao longo da competição fui melhorando técnica e tacticamente e com muito esforço e dedicação consegui ganhar o meu lugar na equipa. Todavia isso nem é o mais importante. Para mim, o melhor é que sinto que todos os dais aprendo alguma coisa”.
Neste momento, a Brunel Womens Hockey disputa a Conferência Sudeste da BUSA Hockey. Ainda com dois encontros da fase regular por disputar, a formação da atleta portuguesa está em vias de se sagrar campeã da liga e a garantir uma vaga no «playoff», em que irá disputar a subida à Primeira Divisão universitária, a BUSA Premier, com a vencedora da vencedora da liga do Norte de Inglaterra.

In: www.onortedesportivo.com

Sem comentários: